Skip to main content

Na minha terceira agenda de hoje, 20 de abril, estive no Centro do Rio de Janeiro, na sede da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, para uma proveitosa reunião com o secretário Thiago Pampolha. Junto comigo estava o prefeito de Nilópolis, Abraãozinho David, além do deputado federal Juninho do Pneu.

Na pauta da reunião, a limpeza e dragagem dos Rios Sarapuí e Pavuna. Segundo o secretário Thiago Pampolha, Nilópolis está sendo incluída no Programa Limpa Rio, do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que atualmente atende 50 cidades. Inicialmente a prioridade será o Rio Pavuna, no trecho entre a barragem do Parque Municipal do Gericinó e o bairro do Paiol, divisa com o município de São João de Meriti.

Mesmo sendo a limpeza  dos rios uma atribuição do Governo do Estado do RJ, cabe a nós do poder público municipal sinalizar essa necessidade.  Esta a razão pela qual eu lá estava na condição de vereador e, também, de presidente da Câmara Municipal, junto com o prefeito Abraãozinho David. Quero ressaltar que esta preocupação com a limpeza dos rios, também tem sido dos meus colegas vereadores e, nesta reunião, pude ser a voz de cada um deles.

Agradeço, mais uma vez, ao deputado federal Juninho do Pneu, que não só marcou a reunião, mas também participou dela, nos ajudando a interceder por Nilópolis. É nestes momentos que entendemos a importância de Nilópolis ter representantes na esfera estadual e federal, buscando o melhor para a cidade.

Sempre serei incansável na busca de soluções para nosso Município, como neste caso. Sei o quanto sofrem os que vivem próximo das margens dos rios, muitos perdendo pertences em épocas de chuva. Buscar soluções é, portanto, um dever!

Indicação Nº 290, de 13 de abril, através da qual Rafael Nobre solicita ao Prefeito Abraão David Neto esta ação, ou seja, interceder junto aos órgãos estaduais, de modo especial ao INEA – Instituto Estadual do Ambiente, para limpeza e drenagem dos Rios Pavuna e Sarapuí: