Nascido e criado em Nilópolis, no bairro do Cabuís, Rafael Nobre (UNIÃO BRASIL), tem 40 anos, filho do senhor Eduardo Nobre, um motorista de ônibus e de dona Alda Nobre, uma inspetora de alunos. É casado com sua primeira namorada, a senhora Michelle Nobre, com quem tem uma filha, a pequena Vitória, de cinco anos.

Eleições e recordes

Foi eleito Vereador pela primeira vez  em 2016,  com a maior votação no Município naquele pleito, 2.773 votos.  No ano de 2020, foi reeleito para o seu segundo mandato, novamente com a maior votação, desta vez com 4.020 votos. Além de repetir a maior votação em duas eleições seguidas (2016 e 2020), Rafael Nobre se tornou o Vereador com o maior número de votos já obtidos por um parlamentar na história de Nilópolis.

Em outubro de 2022, foi eleito pelo União Brasil para o cargo de deputado estadual, obtendo  51.563 votos, tornando-se o deputado estadual mais votado em Nilópolis.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Nilópolis no período de 1º de janeiro de 2021 à 31 de janeiro de 2023, eleito de forma unânime para o cargo. Rafael Nobre ocupa atualmente  o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, tendo tomado posse em 1º de fevereiro de 2023.

Trajetória

Tendo concorrido ao cargo de Deputado Estadual, em 2014, sem lograr êxito, foi em 2016 que Rafael Nobre conquistou seu primeiro mandato na vida pública. Desde o seu primeiro dia na Câmara Municipal de Nilópolis, se destaca por realizar um trabalho dinâmico em prol da população de Nilópolis. Rafael Nobre tem sido o responsável por diversas ações de melhorias no município, através de suas inúmeras Indicações  Parlamentares, feitas ao Poder Executivo/Prefeitura. Rafael também criou Leis importantes, de proteção ao cidadão.

Como presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, desde o primeiro dia no cargo, em janeiro de 2021, iniciou uma verdadeira transformação na casa legislativa nilopolitana. Com o apoio de todos os vereadores, foram criadas novas instalações para os setores administrativos, hoje devidamente equipados e com todo o conforto para os servidores. Foi construído um refeitório e novos banheiros. Em sua gestão foram criadas a Procuradoria Geral e a Coordenadoria de Comunicação. Hoje todas as Sessões (Ordinárias e Extraordinárias), além de Audiências Públicas, são transmitidas ao vivo e os vídeos ficam disponíveis para consulta posterior, dando assim mais transparência aos atos da Câmara Municipal. Um novo plenário também foi construído em prédio anexo, com elevador (acessibilidade) e capacidade para aproximadamente 150 pessoas. O espaço do antigo plenário foi transformado no Salão Nobre Prefeito Miguel Abrão, destinado à convenções, exposições culturais e solenidades especiais.

Além de sua intensa atuação dentro do Município de Nilópolis, Rafael Nobre está constantemente em busca de parcerias nas esferas estaduais e federais. Em Brasília, conquistou importantes recursos junto ao Orçamento Geral  da União (Emendas Parlamentares), destinados à melhoria da Saúde nilopolitana. Junto ao Governo do RJ, também teve participação importante na conquista de um dos maiores pacotes de obras do Estado, realizadas dentro do Município.

Em junho de 2022 foi condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Atualmente é deputado estadual eleito, tendo tomado posse em 1° de janeiro de 2023 para seu primeiro mandato.  Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro-ALERJ, ocupa também o cargo de membro titular de duas comissões:  Comissão de Educação e Comissão de Defesa Civil, além de ser membro suplente da Comissão de Saúde, Comissão de Defesa do Consumidor e Comissão de Defesa e Proteção dos Animais.

Neste site, você poderá acompanhar, com mais detalhes, todas as ações de seu produtivo mandato.