Skip to main content

As fortes chuvas que caíram sobre o Rio de Janeiro na madrugada do último domingo (1°), causaram o transbordamento do Rio Sarapuí, alagando diversas ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima (Nilópolis) e Chatuba (Mesquita). Em face da gravidade da situação, o prefeito Farid Abrão, de Nilópolis, convocou uma reunião emergencial com todo o seu secretariado, onde também estiveram presentes os vereadores Rafael Nobre e Abraãozinho David, representando o Poder Legislativo.

Desde as primeiras horas da manhã de domingo, o vereador Rafael Nobre está atuando intensamente no atendimento às vítimas e busca de soluções

Durante todo o domingo e segunda-feira (02), Rafael Nobre acompanhou o trabalho das diversas equipes da prefeitura, principalmente no atendimento às famílias atingidas. Ainda na segunda-feira, o vereador visitou a barragem de contenção de águas, no Gericinó, acompanhando o prefeito Farid Abrão, o vereador Abraãozinho e o chefe de gabinete Rodrigo Duarte.

– Buscando soluções, estive presente na reunião com o Prefeito e os representantes do INEA ontem (1°). O objetivo é normalizar essa situação já que a competência da barragem e da limpeza dos rios é do órgão estadual. Cabendo ao Poder Executivo e Legislativo Municipal, comunicar e solicitar ações. – Informou o vereador Rafael.

Conforme explicou Rafael Nobre, as vítimas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Elas estão recebendo toda assistência necessária, incluindo mantimentos, roupas e abrigo. Além disso, equipes das Secretarias de Serviços Públicos, Obras  e Defesa Civil, seguem no local, tomando todas as providências para normalizar a situação.

Medidas de prevenção começam a ser providenciadas

Já na manhã desta terça-feira (03), o vereador Nobre participou da reunião entre o prefeito Farid Abrão, secretários municipais e representantes do Governo do Estado,  para tratar das ações de recuperação e prevenção de enchentes em nosso município. 

Rafael Nobre participa de reunião entre a Prefeitura de Nilópolis e o representante da Defesa Civil estadual

– Dentre as primeiras ações, fomos com o Tenente-Coronel Robson Neves, representante da Defesa Civil do Estado e engenheiros do Instituto Estadual do Ambiente fazer uma vistoria nas pontes que cruzam o rio Sarapuí, de forma a avaliar se a estrutura das mesmas foi comprometida por conta das chuvas fortes. – Explicou Rafael Nobre, que concluiu:

 – Mesmo com os níveis começando abaixar, o trabalho de limpeza e a reativação do sistema de controle de níveis é fundamental para evitar novas enchentes.