Skip to main content

Foi aprovado pela ALERJ o Projeto de Lei 1.862/2023, de autoria do Deputado Estadual Rafael Nobre, que declara oficialmente a Feira Livre da Mirandela, em Nilópolis, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Uma tradição de gerações e décadas

Localizada na Avenida Mirandela, principal via do centro de Nilópolis, a feira é uma das mais antigas manifestações culturais e comerciais da cidade. Com aproximadamente 1 km de extensão, indo da Rua Getúlio Vargas até a Rua Roldão Gonçalves, a feira abriga centenas de barracas que se organizam ao longo da Avenida Mirandela todos os domingos, servindo como um ponto de encontro para moradores e visitantes da região.

Mais que um comércio, um espaço de convívio social e cultural

A Feira da Mirandela não é apenas um local para compras e vendas, ela também é um testemunho vivo da evolução cultural e econômica de Nilópolis. Desde a sua origem ela cresceu e diversificou-se de maneiras que refletem o espírito empreendedor dos cidadãos da cidade. Além de oferecer uma ampla gama de produtos, de frutas e legumes a itens diversos, a feira também é um espaço de socialização e troca cultural.

A Feira da Mirandela não é apenas um marco da cidade, mas também uma homenagem viva ao espírito empreendedor de seus cidadãos. Ao conceder à feira o status de Patrimônio Cultural Imaterial, o Estado do Rio de Janeiro está não apenas preservando um elemento vital da identidade local, mas também valorizando as tradições que têm sustentado e enriquecido a comunidade ao longo de gerações.”, disse Rafael Nobre, que concluiu:

Como um filho de Nilópolis, nascido e criado nesta cidade e como um frequentador assíduo de todos os domingos, agradeço a Deus a oportunidade de hoje, Deputado Estadual, possibilitar este reconhecimento à nossa querida “feira de domingo” ou “feira da Mirandela”. 

Leave a Reply