Empenhado em ampliar e melhorar o acesso a serviços públicos essenciais para os cidadãos do Rio de Janeiro, o Deputado Estadual Rafael Nobre apresentou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Indicação nº 1865/2023, destinada ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O documento solicita a implantação de uma Unidade Integrada de Atendimento ao Cidadão, conhecida como “Rio Poupa Tempo”, na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Uma Demanda Crescente
O “Rio Poupa Tempo” tem o objetivo de tornar mais eficiente o acesso a serviços públicos, como a emissão e retirada de documentos pessoais, incluindo RG, Carteira de Trabalho e Carteira de Motorista. A Barra da Tijuca, situada na Zona Oeste, é uma localidade estratégica que atende não apenas seus habitantes, mas também os de bairros adjacentes como Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari, Itanhangá, Joá, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Freguesia, Curicica, Pechincha, Taquara, Rio das Pedras e Cidade de Deus.
Necessidade Geográfica e Demográfica
De acordo com dados do IBGE, a região da Barra da Tijuca abriga cerca de 1,1 milhão de habitantes, com uma tendência de crescimento populacional projetada até o ano de 2030. Atualmente, apenas uma parte da Zona Oeste conta com uma unidade do “Rio Poupa Tempo”, o que deixa uma lacuna significativa em termos de acesso a serviços públicos para a outra metade dos bairros da região.
- Fiz esta Indicação por entender o caráter urgente desta implantação como uma medida necessária para preencher essa lacuna nos serviços públicos dessa região. É preciso agilizar a emissão de documentos essenciais para esses moradores, sem que tenham que se deslocar para tão longe. Conto, mais uma vez, com a sensibilidade do Governador Cláudio Castro, que tem conduzido suas ações sempre no sentido de atender o que é essencial e importante para o cidadão. O Rio Poupa Tempo na Barra da Tijuca vai atender uma população crescente e que necessita de serviços públicos mais ágeis e eficientes. – Explicou o Deputado Rafael Nobre.