Assim como em seus dois mandatos de vereador – e agora como deputado estadual – Rafael Nobre sempre dedicou atenção especial às causas sociais, sobretudo aquelas que promovem a assistência e o bem-estar dos cidadãos mais vulneráveis. Por essa razão, Rafael tem direcionado seu mandato de deputado a projetos que proporcionam cidadania àqueles que mais precisam. Um exemplo é o Projeto “Desenvolve Mulher”, uma iniciativa do Governo do Estado, implementada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, voltada para mulheres entre 16 e 30 anos, chefes de família e residentes de comunidades atendidas pelo Programa Cidade Integrada. Por meio deste projeto, oferece-se a oportunidade de realização de cursos de capacitação profissional, possibilitando que essas mulheres gerem sua própria renda e conquistem autonomia.
O Projeto e seus cursos
Os cursos do projeto são divididos em três fases: introdução ao mercado de trabalho e auto percepção como potencial empreendedora, capacitação com aulas práticas e empreendedorismo. Todas as participantes são acompanhadas de perto por tutoras, que desempenham um papel crucial no monitoramento do início ao fim do curso.
Rafael Nobre busca a implantação do “Desenvolve Mulher” em diversos locais
Através do seu Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Rafael Nobre propôs cinco Indicações ao Governador Cláudio Castro e à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, solicitando a implantação do Projeto nos seguintes locais:
Bairro da Minha / Nilópolis – Indicação nº 1048/23
Bairro Novo Horizonte / Nilópolis – Indicação nº 1051/23
Vila Kennedy – Indicação nº 1052/23
Complexo da Pedreira – Indicação nº 1053/23
Complexo do Chapadão – Indicação nº 1054/23
- “A implementação do Programa “Desenvolve Mulher” nestes locais trará inúmeros benefícios para a população local, como o incremento na geração de renda e a promoção da autonomia das mulheres chefes de família. Considero de extrema importância essas Indicações. Espero contar, mais uma vez, com a sensibilidade social do meu amigo e Governador Cláudio Castro, para que sejam tomadas as medidas necessárias para que esse projeto chegue o mais breve possível a essas mulheres. O social sempre foi uma área que muito me tocou, razão pela qual faz parte de minha luta como homem público. Meu dever e missão sempre será estar ao lado daqueles que mais necessitam de assistência e acolhimento” – Explicou Rafael Nobre.